Pesquisa eleitoral avalia cenário sem Sérgio Moro
Com o crescimento dos rumores de que o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) possa desistir de concorrer à presidência para disputar uma cadeira ao Senado, a pesquisa IPESPE (antigo Ibope), divulgada na quinta-feira (27), trouxe um cenário sem a presença de Moro na corrida pelo Palácio do Planalto.
Empacado nas pesquisas, Sérgio Moro vem enfrentando resistências internas no Podemos e estaria cogitando disputar o Senado. Uma mudança de legenda também vem sendo avaliada.
O levantamento do IPESPE realizado nos dias 24 e 25 de Janeiro de 2002 avaliou duas listas de possíveis candidatos.
Na primeira, Lula (PT) lidera com 44 % das intenções, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PR) com 24 % e empatados em terceiro Sergio Moro e Ciro Gomes (PDT) com 8 %. João Dória (PSDB) aparece com 2 %, Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (CDN) com 1 %.
No segundo cenário, o instituto retirou Sérgio Moro da disputa. Assim Lula manteve 44 %, Bolsonaro foi a 26 %, Ciro Gomes 9 %, Dória 4 % e Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira permaneceram com 1 %.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022. Amostra nacional de 1.000 entrevistados com margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais.
Veja os resultados, PESQUISA IPESPE-2022_01_02