Anvisa libera a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes
A vacina pediátrica e para adolescentes será a mesma já utilizada em adultos, e a imunização será feita em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. A solicitação do Butantan era para a aplicação do imunizante a partir de 3 anos. No entanto, a Anvisa liberou o uso na faixa etária a partir dos 6 anos. Há dados mais robustos para a imunização de crianças a partir dessa idade, especialmente do Chile, que já vacina com a Coronavac crianças de 6 anos ou mais. A falta de mais informações sobre o efeito da vacina em crianças e adolescentes imunossuprimidos também foi a justificativa para vetar o uso para esse grupo.
O Instituto Butantan fez, em dezembro, um novo pedido para a liberação da Coronavac para crianças e adolescentes à Anvisa, já que o primeiro foi rejeitado por falta de documentação. Mas nesta quinta-feira (20), a diretoria técnica da Agência decidiu liberar a vacina chinesa para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
Votaram a favor da liberação os diretores Meiruze Freitas (relatora do pedido), Alex Machado Campos, Romison Rodrigues Mota, Cristiane Jourdan, e o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
O governador de São Paulo, João Doria, não tardou em publicar a divulgação da vacinação infantil.
O Caetano, de 9 anos, foi a primeira criança a tomar a Coronavac, logo após a aprovação da Anvisa. Vamos vacinar 4,3 milhões de crianças em até 3 semanas aqui em SP com a Coronavac. Um alívio para pais e mães que aguardavam ansiosamente pela imunização dos seus filhos. #VacinaSim pic.twitter.com/zETtZFHCxN
— João Doria (@jdoriajr) January 20, 2022