Criança de 10 anos sofre parada cardíaca cerca de 12 horas após ter recebido dose pediátrica da Pfizer em Lençois Paulista
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, da Prefeitura de Lençóis Paulista, na região Centro-Oeste de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (19) suspender a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos por uma semana. A decisão foi anunciada pelas redes sociais da prefeitura local, “após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer”, o fato aconteceu na noite de ontem (18). De acordo com a família, a criança foi reanimada e está estável e consciente, em observação no Hospital da Unimed, em Botucatu, onde foi reanimada pela equipe médica.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 quer mais informações sobre o caso para enviar relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que a criança foi atendida na rede privada. A vacinação de adultos segue normalmente no município.
A menina foi uma das primeiras crianças na cidade a ser vacinada, chegando ter sua foto no momento da vacinação divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Lençóis. A menina pertencia ao grupo prioritário da vacina.
Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que seguiu os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretária do Estado de São Paulo e aplicou corretamente a dose infantil aprovada pela ANVISA.
Galinha Vacinadinha do Dória
Com o início da vacinação contra a Covid-19 para as crianças com idade entre 5 a 11 anos, o Governo de São Paulo lançou a campanha “Galinha Vacinadinha”, que traz a personagem Galinha Pintadinha como protagonista. A estrela da internet, que tem mais de 21 bilhões de visualizações no Youtube, faz parte da vida das crianças há mais de 15 anos e foi a escolhida para incentivar a imunização infantil.