Alexandre de Moraes é eleito o “guardião da Constituição” pela revista IstoÉ
A revista IstoÉ escolheu o ministro do STF Alexandre de Moraes como o “brasileiro do ano”, na edição publicada nesta quarta-feira (22).
Na matéria intitulada “O guardião da Constituição”, o veículo tece incontáveis elogios ao mais polêmico ministro que já passou pelo STF. “Destemido, corajoso e resoluto, ele é um dos principais ministros do Supremo Tribunal Federal na luta pelo Estado de Direito. Esses atributos representam com fidelidade, sem exageros, o trabalho de Alexandre de Moraes, o ministro da Corte que foi eleito pelos editores da ISTOÉ o Brasileiro do Ano em 2021. Assim como já havia acontecido em 2019 e 2020, durante os atos antidemocráticos praticados pelos aliados extremistas do presidente Jair Bolsonaro, o magistrado se destacou este ano por sua incansável defesa da democracia, que, segundo ele, correu riscos. “Houve condutas atentatórias, mas as instituições souberam evitar a ação dos radicais”, afirma. Além de Moraes, ISTOÉ elegeu outros dez brasileiros que se sobressaíram em suas respectivas áreas, da política à cultura, do meio ambiente à diversidade, do esporte à ciência. Os homenageados estampam as próximas páginas desta edição”, afirma a revista.
Na entrevista, o magistrado afirma que esse título é fruto de seu “trabalho na defesa da democracia”. “Não podemos confundir riscos com ataques reais às instituições. Os ataques efetivamente ocorreram, mas foram repelidos”, afirmou o ministro.