Polícia Federal aciona STF para investigar envolvimento de parlamentares no ‘orçamento secreto’
Hora Brasília19 de novembro de 2021Última Atualização 19 de novembro de 2021
0
A Polícia Federal acionou o Supremo Tribunal Federal para abertura de um inquérito que irá investigar o suposto envolvimento de parlamentares em desvios de recursos, no chamado ‘orçamento secreto’.
Essa investigação pretende identificar os autores das emendas irregulares já identificadas pela Controladoria-Geral da União, relativas à compra de tratores. Após a CGU mostrar o sobrepreço, o Ministério do Desenvolvimento Regional decidiu suspender todos os acordos para a compra de maquinário agrícola. O valor total desses contratos somava R$ 3 bilhões.
As emendas do relator, que supostamente fazem parte do orçamento secreto, atualmente é alvo de impasse entre os três poderes. Os parlamentares acionaram o STF para questionar esse recurso, que, supostamente tem funcionado como instrumento de convencimento do governo. A ministra Rosa Weber suspendeu o pagamento dessas emendas.
De acordo com a lei orçamentária, cada parlamentar possui uma cota total de emendas impositivas individuais, ou seja, pode indicar a destinação de, no máximo, R$ 8 milhões.
Hora Brasília19 de novembro de 2021Última Atualização 19 de novembro de 2021