“El Pollo” Carvajal será interrogado hoje por financiamento irregular de partido político italiano
O Ministério Público italiano vai interrogar o ex-general venezuelano Hugo El Pollo Carvajal nesta terça-feira (16) no Tribunal Nacional, aproveitando-se do fato de que sua extradição para os Estados Unidos ainda não se concretizou. As autoridades alegam que haveria financiamento irregular do partido italiano MoVimento 5 Stelle ou M5S.
A declaração será feita após o Tribunal Central da Instrução autorizar a transferência de promotores italianos para interrogar Carvajal. El Pollo fez revelações sobre o chavismo e sua relação com grupos políticos de outros países, entre eles o PT no Brasil.
Carvajal foi preso na Espanha em setembro, após dois anos desaparecido. Os militares venezuelanos aguardam entrega dele aos Estados Unidos, que o estão denunciando por crimes de tráfico de drogas.
Extradição
Após um longo processo, em 20 de outubro o Tribunal Nacional da Espanha concordou em pedir aos Estados Unidos garantias para a extradição do ex-chefe da Inteligência venezuelana. Refere-se ao tratamento relacionado aos direitos humanos e à possibilidade de recurso, como última etapa para sua efetivação.
Desde sua prisão, Carvajal usou diferentes estratégias para interromper ou pelo menos atrasar sua extradição. Entre eles está o pedido de asilo, que não foi concedido, ou o recurso para o Supremo Tribunal Federal da decisão do Governo espanhol de extraditá-lo.
Outro recurso foi se oferecer para testemunhar perante um juiz espanhol sobre supostos esquemas de corrupção do Chavismo com ex-líderes de partidos de esquerda pelo suposto financiamento desta formação política.
No caso da Itália, seu depoimento caberia na investigação de um suposto envio de 3,5 milhões de euros (4 milhões de dólares) por mala diplomática ao fundador do M5S, Gianroberto Casaleggio, por meio da delegação consular da Venezuela.