Mundo

Premier iraquiano escapa de ataque com drone carregado de explosivos


A casa do primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al-Kadhimi, em Bagdá, foi atacada por um drone carregado de explosivos no sábado (6). O político saiu ileso, segundo autoridades do país. Testemunhas relataram à emissora de televisão Al-Arabiya terem ouvido duas explosões por volta das 2h50 de domingo (20h50 de sábado, em Brasília).

Al-Kadhimi se disse “um projeto de redenção para o Iraque e o povo iraquiano”. “Os mísseis da traição não desanimarão os crentes. Nenhum fio de cabelo será atingido na firmeza e insistência de nossas heroicas forças de segurança para preservar a segurança do povo, alcançar a Justiça e aplicar a lei”, escreveu pelo Twitter, pouco depois do incidente.

“Eu estou bem, louvado seja Deus, com o meu povo, e eu peço calma e tranquilidade a todos, pelo bem do Iraque”, informou.

A casa de Al-Kadhimi fica na Zona Verde da capital Bagdá. A região abriga órgãos internacionais e embaixadas de diversos países e, por isso, conta com segurança reforçada. Nenhum grupo assumiu até o momento o ataque à casa do premier.

Na sexta-feira (5), manifestantes que protestavam contra o resultado da eleição parlamentar de outubro, da qual Al-Khadimi saiu vitorioso, foram impedidos a tiros de acessar a Zona Verde. Um manifestante morreu. O primeiro-ministro disse não ser o responsável pela ação truculenta da polícia e pediu que o caso fosse investigado.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo