Mundo

Explosão de tanque de combustível na capital de Serra Leoa mata pelo menos 91


Com informações da Reuters

Na sexta-feira (05), 91 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em Serra Leoa, África, quando um caminhão-tanque explodiu após uma colisão, disseram o necrotério central e as autoridades locais.

O governo ainda não confirmou o número de mortos, mas o gerente do necrotério estadual central em Freetown disse que recebeu 91 corpos após a explosão.

Outras 100 vítimas foram admitidas para tratamento em hospitais e clínicas em toda a capital, disse o vice-ministro da Saúde, Amara Jambai, à Reuters.

As vítimas incluíram pessoas que se aglomeraram para coletar combustível vazando do veículo rompido, disse Yvonne Aki-Sawyerr, prefeita da cidade portuária, inicialmente em um post no Facebook que foi editado posteriormente para remover a referência.

“Temos tantas vítimas, cadáveres queimados”, disse Brima Bureh Sesay, chefe da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, em um vídeo da cena compartilhado online. “É um acidente terrível, terrível.”

Imagens compartilhadas amplamente online mostraram várias vítimas gravemente queimadas caídas nas ruas enquanto o fogo atingia lojas e casas próximas.

Acidentes com caminhões-tanque na África Subsaariana já mataram dezenas de pessoas que se reuniram no local para coletar combustível derramado e foram atingidas por explosões secundárias.

Em 2019, a explosão de um tanque no leste da Tanzânia matou 85 pessoas, enquanto cerca de 50 pessoas morreram em um desastre semelhante na República Democrática do Congo em 2018.

A prefeita disse que a extensão dos danos em Freetown ainda não estava clara, acrescentando que a polícia e seu vice estavam no local para ajudar as autoridades de gestão de desastres.

“Minhas profundas condolências com as famílias que perderam entes queridos e aqueles que foram mutilados como resultado”, tuitou o presidente Julius Maada Bio.

“Meu governo fará de tudo para apoiar as famílias afetadas”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo