“130 Anos do STF”, documentário estreia na TV Justiça
Para comemorar os 130 anos do Supremo Tribunal Federal (STF) no período republicano, completados em 2021, a TV Justiça exibe, no próximo domingo (24), às 22h, documentário sobre as conquistas e a evolução da Corte ao longo desse tempo. Com duração de 30 minutos, o filme apresenta depoimentos de ministros, especialistas e cidadãos para relembrar julgamentos que garantiram direitos fundamentais à sociedade.
Guardião da Constituição Federal, o STF foi chamado a decidir diversos assuntos, muitos deles controversos, envolvendo liberdade de expressão, direitos homoafetivos, discriminação racial e sexual, pesquisas com células tronco e demarcação de terras indígenas, entre outros.
A Suprema Corte tem se aproximado dos brasileiros, ao convocar audiências públicas com a participação da sociedade civil e membros do poder público e a contribuição técnica de especialistas que compartilham conhecimentos específicos, de forma a ajudar a convicção dos ministros no julgamento de temas com grande relevância social. Além disso, o Tribunal inovou com a transmissão ao vivo das sessões de julgamento e com investimentos em tecnologia.
O STF caminha para se tornar uma Corte 100% digital. Em 2006, adotou o processo eletrônico e, em 2007, os julgamentos passaram a ser feitos também pelo plenário virtual, inicialmente para a análise dos casos de repercussão geral. A votação é feita pela internet, e os votos podem ser acompanhados em tempo real, à medida em que forem lançados pelos ministros. Em 2018, o Supremo também passou a usar a inteligência artificial para identificar casos de repercussão geral. Esses investimentos tecnológicos buscam aprimorar o trabalho do Tribunal e proporcionar, cada vez mais, celeridade aos processos.
O documentário “130 Anos do STF” estreia no domingo (24), às 22h, com reprises ao longo da semana.