EUA financiou pesquisas com coronavírus de morcegos em Wuhan, confirma vice-diretor do National Institutes of Health
Com informações do National Rewiew
Ainda não sabemos se um acidente de laboratório no Instituto de Virologia de Wuhan causou a pandemia global COVID-19. Mas agora sabemos com certeza que houve um encobrimento – e que organizações privadas e o governo dos EUA ocultaram informações ou enganaram o público em relação a vários detalhes importantes sobre os tipos de pesquisa que os contribuintes dos EUA financiavam indiretamente nos laboratórios de Wuhan.
Lawrence Tabak, vice-diretor do National Institutes of Health e vice-conselheiro de ética da agência, escreveu ao Congresso norte-americano esta semana informando que o NIH havia de fato financiado a pesquisa de “ganho de função” em coronavírus encontrados em morcegos, por meio de doações ao grupo de pesquisa privado EcoHealth Alliance. A pesquisa de ganho de função pega os vírus existentes e os torna mais virulentos ou perigosos, mais contagiosos, ou ambos. Muitos virologistas questionam se a recompensa vale o risco de criar vírus deliberadamente mais perigosos para os seres humanos e que poderiam escapar acidentalmente do laboratório e causar uma pandemia.
A carta de Tabak dá a impressão de que a EcoHealth enganou a agência federal sobre o que sua pesquisa estava fazendo e que a organização quebrou suas promessas de manter o NIH informado sobre os desenvolvimentos durante o andamento.
Em maio, o Dr. Anthony Fauci e o senador Rand Paul tiveram uma discussão acalorada sobre se o NIH já havia financiado esse tipo de pesquisa. “Senador Paul, com todo o respeito, você está inteira e completamente incorreto – que o NIH nunca e agora não financia pesquisas de ganho de função no Instituto de Virologia de Wuhan”, declarou Fauci.
Agora, o NIH admite que a declaração de Fauci não é muito precisa, apontando para uma pesquisa que foi realizada “durante o período de concessão de 2018-2019”.
“O experimento limitado descrito no relatório de progresso final fornecido pela EcoHealth Alliance estava testando se as proteínas de pico de coronavírus de morcego de ocorrência natural que circulam na China eram capazes de se ligar ao receptor ACE2 humano em um modelo de camundongo”, escreveu Tabak. (Antes da pandemia, pesquisadores chineses desenvolveram um suprimento de camundongos com pulmões “humanizados”, para dar uma ideia melhor de como esses vírus afetariam os seres humanos.) “Todos os outros aspectos dos camundongos, incluindo o sistema imunológico, permaneceram inalterados”. A carta continua. “Neste experimento limitado, camundongos de laboratório infectados com o coronavírus de morcego SHC014 WIV1 ficaram mais doentes do que aqueles infectados com o coronavírus de morcego WIV1.”
Em outras palavras, a EcoHealth Alliance havia recebido dinheiro do NIH e trabalhou com a principal cientista do Wuhan Institute of Virology, Shi Zhengli – a pesquisadora apelidada de “Mulher Morcego” – que então pegou coronavírus de morcego existentes e descobriu se eles poderiam se tornar mais infecciosos nos pulmões de camundongos “humanizados” e descobriu que, de fato, o vírus deixava os camundongos mais doentes do que na iteração anterior. O NIH enfatizou que “como às vezes ocorre na ciência, este foi um resultado inesperado da pesquisa, ao contrário de algo que os pesquisadores se propuseram a fazer”.
“A EcoHealth não relatou essa descoberta imediatamente, conforme exigido pelos termos do subsídio”, escreve Tabak. A EcoHealth foi notificada para enviar ao NIH todos e quaisquer dados não publicados dos experimentos e trabalhos conduzidos.
A carta de Tabak enfatizou que não havia nenhuma maneira de os vírus estudados sob a concessão da EcoHealth Alliance poderem ter se tornado o causador da pandemia COVID-19: “Mesmo esses vírus são muito divergentes para terem sido os progenitores do SARS-CoV- 2”. Mas agora que sabemos que a EcoHealth Alliance não estava contando ao NIH toda a história sobre o que eles estavam fazendo com o dinheiro do subsídio”, diz a carta.
“O NIH corrige afirmações falsas do Diretor do NIH Collins e do Diretor do NIAID Fauci de que o NIH não havia financiado a pesquisa de ganho de função em Wuhan. O NIH afirma que a EcoHealth Alliance violou os Termos e Condições da concessão AI110964 do NIH.” Disse Richard Ebright, professor da Rutgers University, no Twitter, na última quarta-feira (20).