Política

Renan Calheiros causa briga interna ao vazar trechos do relatório final da CPI para imprensa


Segundo publicação do jornal O Globo, o relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, causou uma briga interna entre os colegiado da Comissão ao vazar trechos do relatório final para a imprensa no final de semana. De acordo com o jornal, o mais indignado foi o presidente da comissão, Omar Aziz. A atitude do relator minou qualquer resquício de ‘credibilidade’ da investigação.

Essa briga deflagrada por Calheiros aconteceu no grupo de Whatsapp dos senadores que comandam a CPI, foi o que motivou o adiamento da leitura do relatório e, consequentemente, o término da Comissão. O colegiado acusa Calheiros de descumprir o compromisso de que ninguém teria acesso ao documento antes deles.

“Acusando Renan de não cumprir o que promete, Aziz disse que não votaria o relatório sem discussão prévia. O documento tem mais de mil páginas e será discutido numa reunião do G7 nesta segunda-feira (18) à noite”, diz o jornal.

A publicação ainda afirma que os senadores acham que “Calheiros quer capitalizar politicamente o último momento de exposição na CPI da Covid incluindo crimes que não se sustentam. Temem, inclusive, que alguns trechos sirvam de desculpa para que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, arquive o relatório, alegando falta de substância.

O colegiado quer a revisão da tipificação dos crimes que serão atribuídos à Jair Bolsonaro, inclusive a acusação por genocídio indígena, além do indiciamento de Flávio Bolsonaro por advocacia administrativa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo