Mundo

Estado Islâmico reivindica atentado contra minoria xiita no Afeganistão


Com informações da Agência EFE e AFP

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou na última sexta-feira (15) a autoria do atentado que provocou a morte de ao menos 40 pessoas e tinha como alvo a minoria xiita durante as orações em uma mesquita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão.

“Dezenas de renegados politeístas mortos e feridos em uma operação de duplo martírio visando um templo em Kandahar”, informou o EI em comunicado que também mostra uma imagem dos dois terroristas suicidas que cometeram o massacre.

O grupo Estado Islâmico do Khorasan (EI-K), que realizou um atentado similar há uma semana em Kunduz, reivindicou o ataque, executado por dois homens-bomba que explodiram em partes distintas da mesquita.

“O primeiro homem-bomba detonou seu colete com explosivos em um corredor da mesquita, enquanto o segundo detonou seu colete no centro da mesquita”, afirmou o EI-K em comunicado divulgado no Telegram.

Um responsável talibã local confirmou à AFP que foi um “atentado suicida”.

O chefe da polícia talibã em Kandahar, Maulvi Mehmood, condenou “energicamente” o atentado e afirmou que “todos os serviços de segurança estão trabalhando para encontrar os envolvidos e puni-los”.

Segundo ele, a segurança da comunidade xiita estava até agora garantida pela própria comunidade. Mas “no futuro, temos a intenção de nos responsabilizarmos por todos esses locais de culto com a mobilização de guardas”, disse.

 

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo