Mulher

A importância das blogueiras/influencers no mercado cosmético nacional


Há cerca de 15 anos uma revolução na indústria cosmética teve início, mas foi uma revolução silenciosa, despretensiosa. Quando o YouTube começou ser conhecido, rapidamente os tutoriais de maquiagem ganharam força e popularidade. Paralelo a ele vieram os Blogs, nos quais pessoas comuns como a amiga do trabalho/escola/faculdade falavam de diversos assuntos, principalmente sobre maquiagem. Todas têm em comum o fato de não serem especialistas em marketing nem contratadas pelas empresas, não no começo. A naturalidade como falavam dos diferentes produtos e marcas criou um vínculo com seus seguidores, não eram textos prontos e sim opiniões reais.

Nessa época a maquiagem nacional era fraca, não tinha tecnologia para competir com marcas importadas e não tinha um investimento de fato para que essa qualidade melhorasse. As blogueiras que gravavam tutoriais no YouTube, traziam um mar de produtos estrangeiros com qualidade e muitas vezes com valores consideravelmente acessíveis, gerando assim a vontade de suas seguidoras, fazendo com que a indústria nacional acordasse para si mesma e visse que a qualidade dos seus produtos não poderia continuar como era.

A revolução foi tamanha que muitas dessas blogueiras, hoje chamadas influenciadoras digitais, criaram suas próprias marcas, fizeram grandes parcerias com a indústria brasileira de cosméticos, muitas conquistaram o primeiro R$ 1 milhão antes dos 25 anos, e, principalmente deram voz a milhões de mulheres brasileiras que querem produtos nacionais de qualidade semelhante aos importados.

Hoje nomes como Bruna Tavares, Bianca Andrade, Mariana Saad, Mari Maria, Bruna Malheiros entre outras igualmente competentes, desenvolveram produtos que não deixam a desejar em nada para os importados. Mas elas não pararam só em suas marcas! Continuam comprando, consumindo produtos nacionais e internacionais, conversando com seus seguidores, formando opiniões, influenciando em decisões de compra de maquiagem, roupas, suplementos alimentares, dietas, calçados, enfim, uma infinidade de segmentos.

Hoje é possível montar uma maleta de maquiagem profissional de alta qualidade somente com produtos nacionais como os desenvolvidos por influenciadoras e maquiadoras profissionais. Mas isso será tema para outro post!

Bianca Andrade, Lu Ferreira, Mari Maria e Bruna Tavares são youtubers e influencers há mais de 10 anos.




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