Justiça determina que Deltan Dallagnol indenize Renan Calheiros em R$40 mil por danos morais
Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato, pague R$ 40 mil ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) por danos morais. A decisão é do juiz Ivan Vasconcelos Brito Junior, da 1ª Vara Cível de Maceió. Esta ação é sobre uma série de postagens no Twitter do ex-coordenador sobre a eleição da presidência do Senado, em 2019.
Renan apresentou argumentos de que o procurador tentou agir como “militante político e buscando descredibilização de sua imagem” no período das eleições do congresso. Segundo a defesa do senador, as postagens foram danosas à sua honra e imagem junto aos seus eleitores.
O juiz considerou na decisão que as publicações de Dallagnol “apresentam caráter pessoal, atingindo o autor em sua honra objetiva, no que diz respeito à sua reputação perante terceiros, notadamente seus eleitores”. O magistrado decidiu pela “reparação do dano moral pleiteado”.
Em janeiro de 2019, postagens de Dallagnol afirmavam que se Renan fosse eleito presidente do Senado “dificilmente veremos reforma contra corrupção aprovada”.