Saúde

Governador do DF se preocupa com aumento da taxa de transmissão de COVID


Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, demonstrou preocupação com o aumento na taxa de transmissão da Covid-19, que chegou a 1,12 no DF, neste domingo (3).

“Estamos muito preocupados e acompanhando isso bem de perto. O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, avalia a conjuntura junto às equipes”, declarou o governador.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Pandemia de Covid-19 divulgado no sábado (2), a taxa apresentada mostra que a cada 100 infectados contaminam outras 112 pessoas. Este é o maior índice desde 18 de março deste ano.

“Não tem assustado muito, porque temos disponibilidade hospitalar e leitos em condições de serem abertos no DF. Estamos mantendo tudo sob controle. Se houver necessidade de algum tipo de medida restritiva, nós vamos fazer com o maior cuidado possível para prevenir a saúde da população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa  limite de segurança na pandemia é de 1, no caso de índices superiores a esse número, a OMS recomenda a adoção de medidas restritivas para evitar que uma nova onda de Covid-19 avance.

No sábado, 64.350 doses da Pfizer chegaram ao DF e serão aplicadas da seguinte forma: “10.530 para dose de reforço de idosos e 53.820 para dose de reforço dos trabalhadores de saúde”, explicou o governador.

Ibaneis ainda mencionou sobre a antecipação da D2 no DF. “Estamos estudando para ver quantas conseguimos antecipar, para que a gente tenha o ciclo da vacinação completa para as pessoas que já estão em condição. O governo tem acelerado a entrega das doses e nós também colocamos à disposição da população do DF para que a gente tenha mais segurança em relação à saúde da nossa população”, acrescentou.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo