Ibaneis afirma que não adotará o “passaporte sanitário” no DF
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, afirmou nesta terça-feira (28) que não irá adotar a obrigação do passaporte sanitário para ingresso em estabelecimentos comerciais, somente vai manter as restrições já previstas em decretos.
A declaração do governador vai contra o que a Secretaria de Saúde do DF, que havia indicado possibilidade da criação de um “passaporte” para comprovar a vacinação contra covid-19.
Desde o dia 21 de setembro, o GDF liberou a realização de eventos no DF com a presença de público através de decreto. Museus e centros culturais seguem operando sem apresentarem exigências quanto a comprovação de vacinação.
O governador ainda afirmou que pretende garantir a 3ª dose da vacina contra covid-19 para profissionais da saúde assim que receber novos lotes do Ministério da Saúde, o cronograma de reforço deverá seguir o mesmo esquema adotado no início da campanha de vacinação, iniciará com os trabalhadores da saúde para depois atender ao restante da população, que será vacinada de acordo com a idade.