Economia

FMI confirma discurso de Bolsonaro na ONU e elogia retomada da economia brasileira


O FMI confirmou o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU em relatório sobre o Brasil publicado no site oficial na quarta-feira (22). “O desempenho econômico tem sido melhor do que o esperado, em parte devido à forte resposta política das autoridades. O PIB recuperou seu nível pré-pandêmico em 2021 e o ímpeto continua favorável, apoiado por termos de troca em expansão e crescimento robusto do crédito ao setor privado”, diz o início do texto.

Pontos importantes devem ser observados como o elogio à “forte resposta política” do governo brasileiro, que reduziu os impactos da gravidade da recessão de 2020, e as reformas que o governo enviou para o Congresso.

No ano passado, esse mesmo FMI previu uma recessão de 9% do PIB brasileiro, porém a economia brasileira reduziu essa previsão e a queda foi de 4,1%, menos da metade do previsto.

Agora, o FMI está projetando um crescimento no PIB brasileiro de 5,3%. Sendo que, logo após o discurso do presidente na ONU, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) previu um crescimento de 5,2% da economia brasileira. Ou seja, a elite da economia mundial está confirmando a fala do presidente Jair Bolsonaro.

A projeção é que, amparado pelo crédito robusto ao setor privado, mercado de trabalho em melhora crescente e poupança das famílias aumentando, a seguir venha a queda da inflação e da dívida pública.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo