Banco Central eleva taxa SELIC para 6,25% ao ano
A turbulência de aumentos de alimentos, combustíveis e energia, fez o Banco Central (BC) anunciar o aumento da taxa básica de juros da economia brasileira. Após uma votação unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic de 5,25% para 6,25% ao ano, mas isso já era esperado pelos analistas financeiros.
O Copom comunicou que deverá ter um novo aumento de um ponto percentual na próxima reunião, prevista para o final de outubro. Informou também que está trabalhando para trazer a inflação de volta para o intervalo da meta em 2022 e, “em algum grau”, em 2023.
“O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste [um ponto percentual por reunião] é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o Comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques”, destacou o comunicado oficial.
A Selic chegou a alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.