Notícias

De 2000 a 2016 Grupo Globo recebeu R$ 10,2 bilhões do governo PT, diz jornal


Durante a campanha eleitoral de 2018, o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, declarou durante entrevista no Jornal Nacional, da TV Globo que “podem ter certeza, vocês [apresentadores do Jornal Nacional e a própria TV Globo] vivem em grande parte de recursos da União. São bilhões em recursos da propaganda oficial do governo”. A fala do candidato Bolsonaro repercutiu negativamente na emissora, o que provavelmente foi o início dos incontáveis ataques diários que acontecem atualmente ao presidente Bolsonaro.

No dia seguinte à entrevista, o âncora e editor-chefe do jornal diário, William Bonner, leu uma nota afirmando que “o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, afirmou que a TV Globo recebe bilhões de recursos da propaganda oficial do governo. É uma afirmação absolutamente falsa. A propaganda oficial do governo federal e de suas empresas estatais corresponde a menos de 4% das receitas publicitárias e nem remotamente chega à casa do bilhão. Os anunciantes, privados ou públicos, reconhecem na TV Globo uma programação de qualidade, prestigiada por enorme audiência e, por isso, se valem dela para levar ao público mensagens sobre seus produtos e serviços. Fazemos esse esclarecimento por apreço à verdade, ao nosso público e a nossos anunciantes”.

O portal Poder360 apurou na época que a afirmação do candidato Jair Bolsonaro, era totalmente verdadeira, comprovando através de dados do Instituto de Acompanhamento da Publicidade, que misteriosamente foi extinto no governo Temer.

Fonte: Poder360.

As informações da tabela acima foram apuradas pelo jornal em 2017, um ano antes das eleições de 2018 e da declaração de Bolsonaro. Em quase duas décadas, é possível verificar que o Grupo Globo recebeu R$ 10,2 bilhões da União entre 2000 e 2016, período em que o PT governava o país.

O IAP (Instituto de Acompanhamento da Publicidade) foi criado em 1999 e publicava no site oficial todos os valores pagos a todas as agências que prestavam serviços para o governo que eram obrigadas a enviar cópias de “pedidos de inserção” (PI) para o instituto. O IAP era uma grande ferramenta para acompanhar os gastos públicos, principalmente porque o brasileiro não era tão politizado e as redes sociais não tinham a força que possuem nos dias atuais.

Nas tabelas abaixo, é possível ver os valores investidos não somente na TV Globo, mas nas principais emissoras de TV aberta no Brasil.

Como já foi dito, o IAP foi extinto em 2017, o que impossibilita saber o que se passa nesse setor. Mas mostra em dados concretos que o candidato Jair Bolsonaro tinha razão e, por esse motivo, começou uma guerra com a principal emissora do país, somente porque disse a verdade.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo