Justiça

STF tem até hoje para decidir se Ciro Nogueira virará réu por obstrução de justiça


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem o prazo máximo de até essa sexta-feira (20) para decidir se o atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, será réu sob acusação de obstrução de Justiça.

Nogueira foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quando era senador após tentativa de atrapalhar a investigação que apura uma suposta organização criminosa formada por membros do Partido Progressista (PP), sigla que Ciro é presidente nacional. O placar atual do julgamento que ocorre no plenário virtual do STF, está em 2 a 2.

O julgamento teve início em 2018, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Na última sexta-feira (13), a análise do caso foi retomada com o voto de Gilmar, que rejeitou a denúncia da PGR.

“Entendo que a realização das interceptações telefônicas encontra amparo legal e acabou sendo parcialmente favorável aos denunciados, já que nenhuma prova relevante, nenhum diálogo comprometedor envolvendo os denunciados, foi obtido”, afirmou Gilmar.

Ontem, o ministro Ricardo Lewandowski acompanhou a divergência, empatando o julgamento. Cabe agora ao ministro Kassio Nunes Marques o desempate, mas ele também ainda pode pedir mais tempo para análise do caso, prolongando novamente o julgamento.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo