Traficante Abelha sai da cadeia e cumprimenta secretário suspeito de soltá-lo irregularmente
O traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido no Rio de Janeiro como Abelha e como “presidente do Comando Vermelho” nos presídios, foi visto, em um vídeo exibido pela TV Globo, cumprimentando o secretário de administração penitenciária, Raphael Montenegro.
Segundo a emissora, as imagens são de 27 de julho, e foram feitas imediatamente após Abelha deixar o presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu.
Abelha foi solto mesmo com mandados de prisão pendentes e sendo considerado um bandido de altíssima periculosidade.
Ver essa foto no Instagram
Três dias antes da soltura irregular, houve uma festa de aniversário para Abelha com direito a salgadinhos, refrigerante e bolo de aniversário, além da presença de Montenegro, segundo aponta a investigação..
Montenegro já foi alvo de mandado de busca e apreensão há duas semanas, após uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio, que investiga a saída do traficante da cadeia.
Ontem, segunda-feira (16), o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, convocou o secretário para explicar a saída do traficante. Nesta terça-feira (17), Montenegro foi preso suspeito de ajudar na saída irregular do criminoso além de negociar uma suposta “trégua” com traficantes do Comando Vermelho. Dois servidores também foram presos.
Segundo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o secretário atuou por vontade própria. “Ninguém negocia pelo governo. Se ele [o secretário] estava fazendo qualquer coisa era por vontade própria”, afirmou Castro.