Franceses protestam contra “passaporte de vacina”
Manifestantes foram às ruas nesta quarta-feira (14) em Paris contra a exigência de certificado de vacinação ou de teste negativo para coronavírus para a entrada em bares, restaurantes e cinemas a partir do mês que vem. Houve confrontos com a polícia.
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na segunda-feira novas medidas para conter o avanço do coronavírus, dentre das medidas há a exigência que lojas, bares, restaurantes, cafés, trens e ônibus de longa distância e outros estabelecimentos exigirem a apresentação de um certificado de vacinação dos clientes a partir do mês de agosto. O plano de Macron ainda exige que trabalhadores que tenham contato direto com público terão até 30 de agosto para se vacinar, ou terão que fazer testes de coronavírus a cada dois dias para continuar trabalhando.
Após os anúncios do presidente, houve uma avalanche de pedidos de vacinação e grande aceleração nos centros de vacinação.
As manifestações são motivadas pelo fato das novas exigências de Macron violarem liberdades individuais além de promover discriminação contra os que não querem ser vacinados.
In France, people are protesting the announcement of a vaccine passport by the Macron government.
The pass would restrict access to restaurants, shopping malls, hospitals, trains, and planes.
Vaccines will also be made mandatory for healthcare workers. pic.twitter.com/GXR6M2kUda
— Marie Oakes (@TheMarieOakes) July 14, 2021