Notícias

Mercosul não pode ser ‘sinônimo de ineficiência’, afirma Bolsonaro


Em discurso realizado na reunião de cúpula do Mercosul nesta quinta-feira (8), por videoconferência, o presidente Jair Bolsonaro criticou o atual formato do bloco e afirmou que mudanças são necessárias para que as relações comerciais entre os países da regiões sejam fortalecidas.

“Não podemos deixar que o Mercosul continue a ser visto como sinônimo de ineficiência, desperdício de oportunidades e restrições comerciais. De modo a superarmos essa imagem negativa do bloco, o foco do Brasil tem privilegiado a modernização da agenda econômica do Mercosul”, disse Bolsonaro.

“Na ampla agenda do Mercosul, trabalharemos para gerar resultados que possam ser entendidos, valorizados e, acima de tudo, sentidos e percebidos por nossas populações e empresários. Queremos um Mercosul de resultados que seja instrumento para a modernidade”, afirmou o presidente.

“O semestre que se encerrou deixou de corresponder às expectativas e necessidades de modernização do Mercosul”, prosseguiu o presidente, referindo-se ao período em que a Argentina ocupou o comando temporário do Mercosul. “Deveríamos ter apresentado resultados concretos nos dois temas que mais mobilizam nossos esforços recentes: a revisão da tarifa externa comum e a adoção de flexibilidades para as negociações de acordos comerciais com parceiros externos.”

“Meu governo está empenhado em garantir rápida e plena recuperação da economia neste momento de intensificação da imunização em massa. Os brasileiros voltam a trabalhar, a estudar e a se encontrar com plena segurança. A viver, enfim, em condições de absoluta normalidade”, finalizou Bolsonaro.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo