Senador pede quebra de sigilos de Luis Miranda e Ricardo Barros
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou pedidos de quebras de sigilos dos deputados federais Luis Miranda (DEM-DF) e Ricardo Barros (PP-PR), nesta sexta-feira(2). Segundo ele, é necessário para esclarecer as informações recentes e mostrar de fato o nível de proximidade de Luis Miranda com indegrantes do governo federal.
“O deputado Luis Miranda tem demonstrado proximidade com atores estratégicos do governo federal, Ministério da Saúde e demais parlamentares, o que indica sua relação e conhecimento de possíveis casos de prevaricação, corrupção, concussão, condescendência criminosa e muitos outros tipos penais que poderiam ser enquadrados nas condutas descritas pelos irmãos durante o depoimento nesta CPI”, afirma o senador.
“Acrescente-se, apenas para reforçar a urgência da aprovação do presente requerimento, notícias que têm sido reveladas pela mídia e pelo próprio deputado sobre a possibilidade de gravação de reuniões com o Presidente da República durante o relato sobre as suspeitas de irregularidades, bem como a existência de provas sobre o alegado em posse de Luis Miranda”, continua o requerimento.
O pedido para quebra de sigilo de Barros é embasado na declaração de que Miranda teria recebido uma oferta de propina para ficar silêncio sobre supostas irregularidades na compra da Covaxin em uma reunião com a presença de Barros.
“Viu-se, no curso das investigações, outras provas e indícios que vinculam o senhor Ricardo Barros aos fatos objeto de inquérito, além da informação do deputado federal Luís Miranda de que o presidente da República reconheceu perante duas testemunhas, diante da materialidade do delito, a sua autoria, imputação em nenhum momento negada pelo senhor Jair Bolsonaro”, diz o requerimento.