Saúde

Grávidas que tomaram a 1ª dose da vacina da AstraZeneca terão a 2ª dose da Pfizer


As gestantes e puérperas, do estado do Rio de Janeiro, que tenham comorbidades e tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, poderão concluir sua imunização com a segunda dose da Pfizer. A orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi enviada aos 92 municípios do estado.

Desde o dia dia 11 de maio, a vacinação com o imunizante da Oxford/AstraZeneca das gestantes e puérperas foi suspensa após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão ocorreu após o registro de um caso de óbito de gestante que recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca.

Segundo orientação do ministério, a segunda dose deve ser aplicada 12 semanas após a primeira, a orientação vale tanto a da AstraZeneca, quanto a da Pfizer.

“A decisão do uso da vacina Pfizer para completar o esquema vacinal de grávidas e puérperas foi pactuada com o Cosems [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro] e aprovada pelo grupo de apoio técnico da Secretaria de Saúde, formado por infectologistas e epidemiologistas. É preciso que essas mulheres busquem os postos de vacinação, no prazo orientado, pois a imunização só se faz efetiva com as duas doses, como indicam os estudos”, afirma o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

A Secretaria de Saúde orientou também que sejam vacinadas mães que estão amamentando, sem limite de idade para os bebês. Esse grupo pode receber qualquer vacina disponível nos postos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo