Oposição forma coalização para derrubar Benjamin Netanyahu em Israel
Imediatamente após o Parlamento de Israel eleger o líder esquerdista do Partido Trabalhista, Isaac Herzog, como presidente do país, uma verdadeira coalizão composta por opositores ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, estava em formação para derrubá-lo, após 12 anos como líder do Estado, segundo informações do jornal Jerusalem Post.
“Todos os acordos já foram assinados pelo bloco anti-Netanyahu” informa o jornal. O primeiro-ministro provavelmente será substituído por Naftali Bennett, um ex-aliado de Netanyahu, e depois por Yair Lapid, para implementar um sistema de alternância de poder.
O Jerusalem Post informa ainda que, nas próximas horas, Lapid entrará em contato com o ainda presidente em exercício de Israel, Reuven Rivlin, para comunicar a formação do novo governo. Rivlin estará na Presidência de Israel até o dia 9 de julho.
Israel vive uma forte instabilidade política pois em dois anos passou por quatro eleições. Netanyahu não conseguiu formar uma base que lhe garantisse apoio no Parlamento para permanecer no poder, mesmo o país sendo um grande exemplo na vacinação contra a covid-19 e tendo êxito no combate ao grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.