Saúde

Começa a vacinação de trabalhadores portuários e aeroportuários contra COVID-19


A vacinação dos trabalhadores portuários teve início na quinta-feira (27), no Porto de Santos (SP). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram do evento.

Na primeira fase, 26 portuários, todos de 59 anos, representantes dos trabalhadores avulsos, da Autoridade Portuária e de terminais portuários foram imunizados. A vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores portuários e do transporte aéreo foi antecipada pelo Ministério da Saúde. A vacina destinada a esses trabalhadores é a da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e não alteram o plano de imunização do restante da população.

Os portuários e aeroportuários já haviam sido incluídos nos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e representam mais de 200 mil pessoas.

“Hoje estamos iniciando a vacinação de portuários e aeroportuários porque portos e aeroportos são pontos de origem e de destino e essa turma está em contato com tripulações do mundo inteiro. Então, era necessário promover uma barreira sanitária, fazer com que essas pessoas tivessem uma proteção para poder trabalhar com tranquilidade”, explicou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O ministro lembrou a importância dos portos, em especial o de Santos, e do trabalho dos portuários para a economia do país. “Santos é o porto mais importante da América Latina e, em breve, o maior porto do Hemisfério Sul. É isso que faz com que nossa safra se movimente, que a gente tenha saldo de transações correntes, que a gente tenha recursos, fôlego até para superar a crise sanitária do ponto de vista financeiro.”

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo