Política
CPI DA COVID: Omar Aziz perde o controle e grita com Dra. Mayra Pinheiro
Contrariando o esperado pelo colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a Dra. Mayra Ribeiro, secretária da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, tem respondido à todos os questionamentos levantados durante seu depoimento, o que parece ter causado mal-estar entre os senadores que compõem a CPI. Desde o início da sessão, o presidente, Omar Aziz, e o relator, Renan Calheiros, questionam a médica mas não permitem que ela conclua suas respostas, sempre interrompendo durante explicações importantes.
O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), perdeu visivelmente o controle com a Dra. Mayra Pinheiro nesta terça-feira (25). Ao ser questionada se ela foi responsável pela criação do aplicativo TrateCov, a médica respondeu que foram técnicos do Ministério da Saúde.
‘Nós começamos a construir a plataforma. No dia 11 (de janeiro), ela foi apresentada na sua forma prototípica. E os técnicos continuaram o desenvolvimento”, afirmou a médica.
“Se esse aplicativo salva vidas, por que não devolveu o aplicativo? Sabe quantos amazonenses morreram por falta de oxigênio? Centenas. Na capital e no interior”, disse o senador aumentando o tom de voz.
Durante o depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Aziz se mostrou radicalmente contra o aplicativo TrateCov, com vários comentários ácidos sobre o aplicativo, mas diante da médica o senador mudou completamente seu posicionamento.