Janja afirma que é “irresponsabilidade” continuar com o atual avião presidencial
Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (13), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, abordou a necessidade de um novo avião presidencial e a possibilidade de exploração de petróleo na Amazônia, temas que vêm gerando discussões no governo federal.
Janja classificou como “irresponsável” a continuidade do uso da atual aeronave presidencial, conhecida como “aerolula”, que apresentou quatro panes desde o início do mandato de Lula. No último incidente, em 1º de outubro, o avião ficou retido no México por falha técnica, obrigando Lula e sua comitiva a aguardarem por horas no aeroporto da Cidade do México. “A gente acaba sendo irresponsável com a vida do presidente da República… De colocar ele dentro de uma aeronave com esse tanto de problemas”, afirmou Janja, argumentando que a compra de um novo avião é uma questão de segurança institucional.
Quando questionada sobre a exploração de petróleo na Amazônia, a primeira-dama defendeu que a atividade pode ser feita com responsabilidade ambiental, tomando como exemplo o rigor técnico na exploração do pré-sal. “Sempre foi tratado isso com muito cuidado… A Petrobras é uma empresa que desenvolveu tecnologias de ponta. Então, acho que a gente tem total capacidade para explorar sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou Janja.
O tema da exploração na Amazônia gera divergências dentro do governo: o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apoia a iniciativa, enquanto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alerta para os riscos ao ecossistema. Lula já manifestou interesse na exploração.