O deputado federal Mário Frias (PL-SP) foi internado na quarta-feira (6) no Hospital Santa Lúcia Sul, em Brasília, após ser diagnosticado com um quadro de trombose arterial na perna esquerda. De acordo com o parlamentar, trata-se de um problema antigo que ele já vinha tratando e que, caso não haja melhora significativa até sexta-feira (8), pode exigir a realização de um procedimento com cateter para desobstruir o coágulo.
Frias informou o que o levou à internação. “Na segunda-feira, o pé amanheceu dormente. Tentei tratar com métodos caseiros, mas não melhorou”, explicou. Ao notar a persistência dos sintomas, seu cardiologista recomendou a internação imediata para controle do quadro. “Estou há 24 horas sendo medicado”, afirmou o deputado.
A trombose ocorre quando coágulos se formam nos vasos sanguíneos, bloqueando o fluxo de sangue. Entre os sintomas mais comuns estão dormência e formigamento, como relatado por Frias. Existem dois tipos principais de trombose: a venosa, que afeta as veias, e a arterial, que ocorre nas artérias, podendo levar a complicações graves caso não seja tratada prontamente.