Notícias

Arthur Lira critica Carrefour e defende resposta contra “protecionismo injusto”


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou duramente nesta segunda-feira (25) as declarações do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, que afirmou que a rede de supermercados não comprará carne proveniente do Mercosul.

“Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul. O Brasil, como Congresso Nacional, como os empresários e a população, tem que dar uma resposta clara”, declarou Lira durante a abertura do evento CNC Global Voices, promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Lira classificou a postura da rede francesa como exemplo de “protecionismo exagerado” e destacou a necessidade de uma resposta firme. “O Brasil tem o código florestal mais rigoroso do mundo, e esse tipo de atitude não pode ser usado como ferramenta de injusto protecionismo contra nossos interesses.”

As críticas de Lira se somam às reações do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que representa 43 empresas responsáveis por 98% da carne exportada pelo Brasil.

Para enfrentar atitudes protecionistas como as do Carrefour, Lira anunciou que pretende pautar nesta semana o PL 1406/24, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR). O projeto prevê que o Brasil só poderá assinar acordos internacionais com cláusulas ambientais que imponham restrições às exportações nacionais se os países signatários adotarem medidas ambientais equivalentes.

Apesar das críticas ao Carrefour, Lira destacou os avanços do Brasil em sustentabilidade e economia verde. Ele citou projetos recentes aprovados pelo Congresso, como o Programa Nacional de Bioquerosene, o Marco Legal da Microgeração de Energia, o Programa Mobilidade Verde, o Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e a Lei do Combustível do Futuro.

“Os frutos já estão sendo colhidos. Segundo relatório da Bloomberg, o Brasil foi o terceiro país no mundo que mais atraiu investimentos em energias renováveis em 2023, com mais de 25 bilhões de dólares, atrás apenas da China e dos Estados Unidos”, afirmou Lira.

O presidente da Câmara também celebrou o avanço na modernização da economia brasileira, que resultou em maior estabilidade econômica e integração global. “De acordo com a OCDE, o Brasil foi o segundo maior destino de investimentos estrangeiros em 2023. Temos avançado de forma consistente, fortalecendo o agronegócio, um dos pilares do nosso crescimento”, concluiu.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo