Antes da Cúpula do G20, Lula Participa de Festival “Janjapalooza” no Rio, Organizado por Janja
Nos dias que antecedem a Cúpula de Chefes de Estado do G20, marcada para 18 e 19 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio de Janeiro para prestigiar o Festival Aliança Global — apelidado de “Janjapalooza” — evento cultural promovido pela primeira-dama Janja em parceria com o Ministério da Cultura. O festival, que será realizado entre os dias 14 e 16 de novembro na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio, contará com shows gratuitos de grandes nomes da música brasileira, como Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Daniela Mercury e Diogo Nogueira.
O Festival Aliança Global integra o “G20 Social”, uma iniciativa do governo para aproximar a população brasileira da passagem do G20 pelo país, promovendo atividades culturais e sociais paralelas ao encontro oficial. Para assegurar a presença de Lula no evento, o Planalto precisou ajustar a agenda presidencial, antecipando a chegada do presidente ao Rio de Janeiro e mobilizando o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que já realizou uma vistoria técnica no local para garantir a segurança durante o evento.
Além dos preparativos para o festival, o GSI também fará uma varredura de segurança no Armazém da Utopia, onde Lula participará do Urban 20 Summit (U20), encontro paralelo do G20 que reunirá lideranças de mais de cem cidades do mundo, sob a recepção do prefeito Eduardo Paes.
O “Janjapalooza” é o segundo grande evento musical com a marca de Janja desde que ela assumiu o papel de primeira-dama. Em janeiro de 2023, ela organizou o Festival do Futuro, um show na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para celebrar a posse de Lula. Mais tarde, ajudou a organizar o Festival Pororoca em Nova York, em parceria com o Banco do Brasil.
O local de produção do Festival Aliança Global será o Edifício Touring, um edifício histórico em estilo art decó na Praça Mauá, construído em 1926 e projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, responsável pelo icônico Copacabana Palace. Atualmente tombado como patrimônio, o prédio passa por obras para abrigar restaurantes da rede Belmonte, reforma esta que foi temporariamente suspensa para a realização do evento.