Notícias

Itamaraty expressa “grave preocupação” com incursões de Israel no Líbano e pede cessar-fogo


O Itamaraty divulgou nesta terça-feira (1º) um comunicado expressando “grave preocupação” com as operações militares terrestres de Israel no sul do Líbano contra o Hezbollah, pedindo que Israel interrompa imediatamente as incursões e os ataques aéreos na região. O comunicado, no entanto, não menciona o ataque iraniano a Israel, no qual cerca de 180 mísseis foram lançados contra o território israelense.

No texto, o Ministério das Relações Exteriores reafirma a defesa da soberania e integridade territorial do Líbano e condena a morte de mais de 1.000 pessoas desde o início dos ataques, incluindo quatro brasileiros. O governo brasileiro instou todas as partes a exercitarem “máxima contenção” e a buscarem um cessar-fogo urgente e abrangente, conforme a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que apela à cessação de hostilidades entre Israel e o Hezbollah.

Além disso, o Itamaraty informou que a Embaixada em Beirute está monitorando de perto a situação dos brasileiros no Líbano e que, junto ao Ministério da Defesa, está organizando um voo de repatriação para os cidadãos que desejarem deixar o país. O governo também alertou os brasileiros para evitarem áreas de conflito e seguirem as orientações das autoridades locais.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo