Tite deixa o Flamengo após eliminação na Libertadores; Filipe Luís assume como interino
O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira (30) a saída do técnico Tite, um dia após uma vitória apertada por 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense no Maracanã. O público presente, de apenas 26 mil torcedores, foi o pior registrado pelo clube no ano. “O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, informou o clube.
Apesar da vitória no domingo, o destino de Tite já estava praticamente decidido desde a última quinta-feira (26), quando o Flamengo foi eliminado pelo Peñarol nas quartas-de-final da Libertadores da América, sem conseguir marcar um gol sequer em duas partidas. Contratado com grande expectativa após passagem pela seleção brasileira, Tite não completou um ano no comando do clube. Seu estilo defensivo, focado em evitar gols adversários, garantiu apenas a conquista do Campeonato Carioca, sem conquistar a torcida flamenguista.
Agora, caberá a Filipe Luís, ex-lateral-esquerdo e ídolo do clube, comandar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, que começa nesta quarta-feira (2) contra o Corinthians. Filipe, que estava treinando as categorias de base, tem no currículo a conquista do Mundial Sub-20 com o Flamengo em agosto deste ano, além da Copa Rio no comando do time sub-17.
Apesar de assumir o time interinamente, Filipe Luís já havia sido questionado sobre a possibilidade de treinar o elenco principal. “Sinceramente, não sei onde vou estar em janeiro [de 2025]. O que posso afirmar é que eu amo o Flamengo”, disse após a conquista do Mundial Sub-20. Seu futuro à frente do Flamengo dependerá do desempenho do time nos próximos jogos.