O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), um dos vice-líderes do governo Lula no Senado, confirmou seu apoio ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O processo foi protocolado nesta semana pela oposição, mas ainda aguarda deliberação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Kajuru, que está entre os 36 senadores que publicamente defendem a saída de Moraes, relembrou que foi o primeiro a solicitar o impeachment do ministro em 2021. “Agora é que os demais senadores decidiram copiar minha decisão”, afirmou o parlamentar.
O pedido, considerado o maior da história pelos apoiadores, recebeu mais de 150 assinaturas de deputados e o respaldo de mais de 1 milhão de pessoas através de apoio eletrônico. Além de Kajuru, outros senadores de partidos da base governista, como União Brasil, PP, MDB, PSD e Republicanos, também assinaram o requerimento.
A decisão de dar andamento ao processo está nas mãos de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a quem cabe analisar o pedido de impeachment.