Eleições

Forças Armadas prestarão apoio logístico e de segurança nas eleições em 12 estados


As Forças Armadas atuarão em mais de 600 localidades de 12 estados brasileiros para garantir a segurança e apoio logístico durante o primeiro turno das eleições municipais, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa. A decisão foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (24), após analisar 53 pedidos de reforço de segurança de tribunais regionais eleitorais. O número de localidades atendidas pode aumentar, já que novas solicitações poderão ser feitas até 72 horas antes da votação.

O apoio militar será dividido em dois tipos: apoio logístico, que inclui o transporte de urnas eletrônicas e materiais da Justiça Eleitoral em áreas de difícil acesso, e apoio de segurança, cooperando com as polícias locais para garantir a ordem durante a votação e apuração. Até o momento, 123 pedidos de apoio logístico e 481 pedidos de segurança foram confirmados.

O uso de forças federais nas eleições é autorizado pela legislação desde 1965, sendo formalizado pelo TSE a partir das solicitações dos tribunais regionais. O objetivo é assegurar a tranquilidade e liberdade do processo eleitoral, especialmente em áreas que demandam suporte adicional.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, com mais de 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5,5 mil municípios, e cerca de 463,3 mil candidatos a prefeito e vereador.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo