Notícias

Congressistas protocolam projeto de lei nos EUA que pode barrar Alexandre de Moraes no país


Um projeto de lei foi apresentado no Congresso dos Estados Unidos que pode ter como alvo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Protocolado pelos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrell Issa, o projeto prevê que qualquer autoridade estrangeira que promova censura contra cidadãos americanos seja impedida de entrar nos EUA.

O foco da proposta, segundo os congressistas, seria a atuação de Moraes, que determinou a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil em algumas ocasiões, uma decisão vista como uma violação dos direitos do bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma e cidadão americano. Musk, que também comanda empresas como SpaceX e Starlink, nasceu na África do Sul, mas detém cidadania americana.

Em seu site oficial, a deputada Maria Elvira Salazar afirmou: “O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk.”

A proposta do Congresso americano surgiu em meio às tensões envolvendo Moraes, que tem sido alvo de críticas por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro, devido às suas decisões no combate à desinformação e à disseminação de discursos de ódio nas redes sociais. O projeto de lei, caso aprovado, poderá criar um precedente para que autoridades estrangeiras que adotem medidas consideradas como censura a cidadãos americanos, como Musk, sejam barradas de entrar nos Estados Unidos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo