Campanha de Guilherme Boulos culpa produtora por Hino Nacional em linguagem neutra
A campanha de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, negou qualquer envolvimento ou autorização para a interpretação do Hino Nacional em linguagem neutra durante um comício realizado no último sábado (24/8). O evento, que ocorreu na Zona Sul da capital, foi marcado pela polêmica após a cantora Yurunagi modificar o gênero da última estrofe do hino, trocando “dos filhos deste solo és mãe gentil” por “des files deste solo és…”.
Em nota oficial, a campanha de Boulos afirmou que a contratação de todos os profissionais que trabalharam no comício, incluindo a intérprete do hino, foi de responsabilidade da produtora encarregada de organizar o evento. “A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício”, esclareceu a equipe de Boulos. A nota ainda reforça que a seleção da cantora foi feita pela produtora e não pela campanha do candidato.
A situação gerou controvérsias, especialmente nas redes sociais, onde o vídeo da performance, realizado na presença de Lula e Marta Suplicy, candidata a vice de Boulos, foi amplamente divulgado. Após a repercussão negativa, o vídeo do comício foi removido do canal do YouTube de Boulos.