Notícias

Operação Lesa Pátria: 65 foragidos de 8 de janeiro são localizados pela PF na Argentina


Em mais uma fase da operação Lesa Pátria, deflagrada na quinta-feira (6), a Polícia Federal (PF) revelou que aproximadamente 65 pessoas, consideradas foragidas pelos ataques às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023, entraram na Argentina e solicitaram refúgio no país. Nenhum dos procurados passou pelos controles migratórios oficiais.

As investigações indicam que esses indivíduos provavelmente entraram na Argentina de maneiras clandestinas, como escondidos em porta-malas de carros, caminhando pela ponte na fronteira, ou atravessando o rio Paraná, que separa os dois países.

O Brasil irá solicitar a extradição dos foragidos. Os nomes dos procurados que ainda não foram capturados serão incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Nesta fase da operação, foram cumpridas 208 medidas judiciais expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo prisões e recolocação de tornozeleiras eletrônicas, em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, 49 pessoas foram presas.

A PF relatou que os foragidos descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, com o objetivo de “se furtarem da aplicação da lei penal”. Entre os descumprimentos estão a violação de tornozeleira eletrônica, mudança de endereço sem comunicação e o não comparecimento à Justiça.

A operação Lesa Pátria segue avançando na busca e captura dos envolvidos nos ataques, reforçando o compromisso das autoridades brasileiras em garantir que todos os responsáveis sejam levados à Justiça.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo