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MDB aciona Justiça Eleitoral contra PT por suposta divulgação de fake news em São Paulo


O diretório do MDB em São Paulo entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o PT, acusando o partido de divulgar “fake news” contra o candidato emedebista à reeleição à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, favorecendo a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

De acordo com a denúncia, o PT teria manipulado informações veiculadas pela imprensa para prejudicar eleitoralmente Nunes. “O PT manipulou matérias jornalísticas a respeito do prefeito Ricardo Nunes, criando ataques artificiais à honra desse pré-candidato, visando prejudicá-lo eleitoralmente”, diz a ação.

A publicação intitulada “São Paulo Urgente”, distribuída durante o evento de Primeiro de Maio, quando o presidente Lula pediu votos para Boulos, é o centro da controvérsia. A publicação apresenta textos como “O grande esquema de Nunes”, com referências a reportagens de veículos tradicionais da imprensa.

O MDB solicita a proibição da circulação de “São Paulo Urgente”, uma operação de busca e apreensão de material na sede do PT em São Paulo, e uma multa de até R$ 25 mil. A ação alega que o site panfletário se passa por veículo jornalístico, sendo anunciado no início de março.

Desafios eleitorais

Enquanto isso, uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31) aponta dificuldades tanto para Boulos quanto para Nunes em herdar os votos de seus apoiadores na disputa pela prefeitura de São Paulo. Menos da metade dos eleitores de Lula, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas afirmam que votarão no candidato indicado por esses líderes.

A pesquisa revela que Boulos atrai os votos de seus padrinhos políticos com mais facilidade, enquanto Nunes consegue atrair mais eleitores de fora de sua base. Nunes tem 17% das intenções de voto dos eleitores de Lula e Haddad, enquanto Boulos atrai 3% dos votos de eleitores de Bolsonaro e 6% de Tarcísio.

Além disso, 9% dos votos de Lula e Haddad podem migrar para a deputada federal Tabata Amaral (PSB). Pablo Marçal (PRTB) deve receber o apoio de 14% dos eleitores de Bolsonaro e de 12% dos eleitores de Tarcísio. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) recebe 8% dos votos entre os apoiadores de Bolsonaro, 7% de Tarcísio, 7% de Lula e 8% de Haddad. O deputado Kim Kataguiri (União Brasil) tem 8% dos votos entre eleitores de Bolsonaro e Tarcísio, enquanto Marina Helena (Novo) tem 4% das intenções de voto de apoiadores de Lula e Haddad.

A pesquisa Datafolha entrevistou 1.092 pessoas em São Paulo entre os dias 27 e 28 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado sob o número SP-08145/2024 no TSE.




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