Notícias

Justiça de São Paulo ordena remoção de postagem de Bolsonaro sobre Guilherme Boulos


A Justiça de São Paulo determinou que a plataforma X/Twitter remova dentro de cinco dias uma publicação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que inclui uma foto do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão estipula uma multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento, podendo chegar a R$ 30 mil.

A postagem de Bolsonaro incluía uma reportagem do site Metrópoles sobre fugas em presídios, mas a foto utilizada para ilustrar a matéria no X foi alterada para incluir imagens de Lula e Boulos, o que não corresponde ao conteúdo original da reportagem. Bolsonaro legendou a imagem como “maior mentiroso da história do Brasil em sua rotina diária”. A ação judicial foi iniciada por Boulos no último dia 9, alegando danos morais por disseminação de desinformação.

A juíza Giselle Valle Monteiro da Rocha, ao conceder a liminar, classificou o ato de adulterar a imagem da reportagem como uma forma de disseminar fake news. A decisão judicial foca apenas na remoção da postagem, enquanto o pedido de Boulos por uma indenização baseada no número de visualizações e compartilhamentos da publicação não foi concedido.

Até o momento, a plataforma X não respondeu aos contatos da imprensa sobre o caso.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo