Globo adverte jornalista por comparar tragédia no RS com roubo de suas jóias
A direção da GloboNews não ficou satisfeita com a repercussão do polêmico comentário feito pela jornalista Eliane Cantanhêde sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Cantanhêde recebeu uma advertência após comparar a situação dos gaúchos à sua própria experiência de ter joias roubadas no Natal de 2023.
Durante o jornal “Em Ponto” na quarta-feira (15), Cantanhêde comentou: “Roubaram as minhas joias no Natal de 2023, foi doloridíssimo. Eu fico imaginando quem perdeu a casa, quem deu um duro danado para comprar uma geladeira, um fogão, uma cama, e não tem mais nada. A casa debaixo d’água.”
Embora a direção da emissora tenha considerado as falas infelizes e alertado a jornalista, não houve relevância editorial significativa ou prejuízo à cobertura da GloboNews. No entanto, o comentário de Cantanhêde foi alvo de críticas nas redes sociais. A atriz Luana Xavier questionou: “Classista?” e um internauta criticou: “Jornalismo feito para a realidade dos milionários.”
Por outro lado, algumas pessoas defenderam a jornalista. Um usuário argumentou: “Ela quis dizer que se doeu muito perder as joias, que é algo supérfluo, imagina quem perdeu tudo.”