Charge da Folha de S.Paulo revolta brasileiros que pedem a prisão do chargista
Uma charge publicada pelo jornal Folha de S.Paulo provocou uma forte reação nas redes sociais devido à sua representação da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, onde 83 pessoas perderam a vida, até o momento. A imagem, criada pelo cartunista Jean Galvão, mostra uma família sobre o telhado de sua casa inundada, com uma das crianças comentando: “Não chora, vai alagar ainda mais”.
A publicação gerou uma enxurrada de críticas no Twitter/X, incluindo de influenciadores e políticos. A influencer Claudia Wild, com 311 mil seguidores, descreveu a charge como “torpe, desumana e militante”, e criticou a linha editorial do jornal: “É simplesmente asquerosa, aliás, fiel ao selo Folha de S.Paulo de jornalismo mequetrefe. Não conseguem esconder o ódio visceral que sentem pelo Sul”.
O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) e o vereador paulistano Rubinho Nunes (União Brasil) também expressaram descontentamento, com Freitas questionando: “Vejam que charge canalha e de péssimo gosto que a Folha publicou. O que passa na cabeça dessa gente, meu Deus do céu?” Nunes lembrou outros incidentes, acusando o jornal de repetidamente provocar polêmica com a região Sul.
No site do jornal, a charge acumulou 38 comentários até a tarde de segunda-feira, a maioria criticando negativamente o conteúdo. Um dos leitores, Ricardo de Biasi Amaral, comentou: “Não é possível que se veja humor ou graça no que está acontecendo no RS. Material infeliz. Desconectado da realidade. Zero empatia”. Outro leitor, Bruno Licks, sugeriu: “Acho que foi infeliz esse cartum, removê-lo seria o mais sensato”.