Suspeita de ataque hacker no sistema de pagamentos do Governo Federal
O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) tornou-se alvo de criminosos virtuais, com suspeitas de desvio de dinheiro público, segundo a Polícia Federal (PF). Investigações apontam que hackers podem ter acessado o Siafi, explorando dados de CPF e senhas obtidas ilegalmente na plataforma gov.br de gestores governamentais.
Relatos indicam que os invasores utilizaram a técnica de “phishing” para adquirir essas credenciais e implantar softwares mal-intencionados nos dispositivos das vítimas. A atividade suspeita foi detectada após tentativa de transação bancária via Pix, usando o CPF de um dos gestores.
A investigação, conduzida pelo departamento de crimes cibernéticos da PF em colaboração com a Agência Brasileira de Inteligência, busca esclarecer os detalhes do suposto desvio de fundos. Embora o caso tenha vindo à tona através de uma reportagem da Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, 22, os fatos ocorreram no início do mês, levando o Tesouro Nacional a adotar novas medidas de segurança online.
Até o momento, as autoridades não revelaram nomes de possíveis suspeitos nem estimativas do valor que pode ter sido desviado através deste ataque ao sistema de pagamento do governo federal.