Primeira-dama Janja acusa colunista do O Globo de ‘fake news’
A primeira-dama Janja, criticou o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, por divulgar informações que ela classifica como falsas a respeito do suposto envolvimento dela no caso do jogador Robinho. No último domingo (31), Jardim publicou que Janja teria exercido pressão sobre o relator do caso para que Robinho fosse detido. Em resposta, Janja utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (2) para esclarecer os fatos e criticar o jornalista.
Em uma nota publicada em seu perfil, a primeira-dama desmentiu as alegações e ironizou o jornalista por disseminar o que chamou de “fake news”. “Ps: desculpe jornalista, domingo eu estava em família celebrando a Páscoa e não preocupada em ler fake news que o senhor estava publicando”, declarou Janja.
Janja cobrou uma checagem rigorosa de fontes por parte dos jornalistas para evitar a propagação de notícias falsas. “Deveria ser imprescindível aos jornalistas ter um cuidadoso trabalho de conferir fontes para evitar a propagação de fake news”, afirmou. Ela também mencionou uma resposta prévia do ministro, desmentindo qualquer contato com ele, o que contradiz as informações veiculadas por Jardim.
A primeira-dama lamentou o fato de o jornal ter, segundo ela, optado por ‘ignorar’ uma resposta que ela havia enviado anteriormente. Em sua publicação, Janja incluiu um print de um trecho da coluna de Lauro Jardim que continha a declaração do magistrado.
Como a minha nota enviada ao jornal ontem a noite foi ignorada, publico ela aqui:
“Janja gostaria de esclarecer que não realizou qualquer ligação ao Ministro Francisco Falcão, a quem sequer conhece, como reconhece o próprio Ministro em nota publicada, para interpelar sobre… pic.twitter.com/mpYXdBBHuy— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 2, 2024