Lula enfrenta Lira e diz que Padilha será ministro por muito tempo “só de teimosia”
Durante a inauguração da nova sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em São Paulo, nesta sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio ao ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Lula declarou que, apesar das críticas recentes do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que chamou Padilha de “incompetente”, o ministro permanecerá no cargo “só de teimosia”.
“Chega um momento em que começa a cobrar e o Padilha está na fase da cobrança […] Eu dizia o seguinte: esse é o tipo do ministério que a gente troca a cada 6 meses para que o novo faça novas promessas, mas, só de teimosia, o Padilha vai ficar muito tempo nesse ministério”, afirmou Lula, em uma afronta direta ao presidente da Câmara dos Deputados.
Lira havia criticado Padilha durante uma feira em Londrina (PR) na quinta-feira (11), acusando-o de disseminar “notícias falsas” sobre o Congresso e questionando sua competência. Essas declarações vieram após uma votação na Câmara que manteve a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão, implicado no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018. Segundo Lira, a situação evidenciava um enfraquecimento em sua liderança.