Guilherme Boulos é multado em mais de R$ 50 mil por divulgação irregular de pesquisa eleitoral
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo foi condenado pelo juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz a pagar uma multa de R$ 53.205. A penalidade foi imposta devido à divulgação irregular de uma pesquisa eleitoral nas redes sociais do político.
Segundo a decisão judicial, a publicação induziu os eleitores a erro ao misturar dados de diferentes cenários da mesma pesquisa, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, e omitir nomes de outros candidatos competindo. “A culpa do representado está caracterizada na divulgação como resultado oficial de uma pesquisa efetivamente realizada, mas de um cenário fictício de candidatos que não foi objeto de questionário pelo instituto de pesquisas Real Time BigData”, afirmou Zorz na sentença.
O levantamento em questão, que mostra Boulos com 34% das intenções de voto contra 29% do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) — colocando ambos tecnicamente empatados dentro da margem de erro — foi realizado entre os dias 1 e 2 de março de 2024, entrevistando duas mil pessoas no município de São Paulo. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, estando registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-03963/2024.
A assessoria de Boulos informou que pretende recorrer da decisão, indicando que a batalha legal sobre a conduta do pré-candidato nas redes sociais pode continuar.