Após jantar com ministros, Lula inicia peregrinação de articulações para defender o STF
Na última segunda-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar com quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que marcou o início de uma série de diálogos que o presidente pretende manter com outros magistrados da alta corte, e também com membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi divulgada por Igor Gadelha, do site Metrópoles.
O encontro, que aconteceu na residência do ministro Gilmar Mendes, contou com a presença de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Lula, por sua vez, estava acompanhado de Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União.
De acordo com o planejamento do presidente, estão previstas conversas com ministros como Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo, além de Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Durante o jantar, os ministros apelaram ao presidente para que o governo tome uma posição de defesa do STF, que atualmente enfrenta tensões com integrantes do Congresso Nacional, especialmente da ala mais conservadora. Apesar do apelo, Lula mostrou-se relutante em se envolver diretamente no conflito entre os poderes Legislativo e Judiciário, buscando não intensificar a crise governamental.