Governo de São Paulo decreta estado de emergência contra epidemia de Dengue
O governo de São Paulo declarou estado de emergência contra Dengue nesta terça-feira (5/3), após a confirmação de 311 casos da doença para cada 100 mil habitantes, um sinal alarmante de epidemia.
Durante uma coletiva de imprensa realizada após reunião matinal na Secretaria Estadual de Saúde, foi anunciada a medida. Os dados mais recentes da Secretaria revelam um total de 138.259 casos confirmados de dengue em todo o estado, levando a taxa de incidência a um patamar preocupante.
A situação se agravou rapidamente, com o número de municípios em estado epidêmico saltando para 131, e mais quatro óbitos registrados na segunda-feira (4/3), elevando o total de mortes para 31 em 2024. Outras 122 mortes estão sob investigação.
A capital paulista, com 32.508 casos confirmados e dois óbitos já contabilizados, está na iminência de declarar sua própria epidemia. Até o fim de fevereiro, 15 distritos da cidade já excediam a taxa de incidência considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A dengue manifesta-se de maneira variada, com sintomas que vão desde febres altas e dores intensas até náuseas e manchas vermelhas na pele, afetando severamente a qualidade de vida dos infectados.
Este cenário desafiador impõe a necessidade de ações imediatas e eficazes por parte das autoridades e da população para reverter a tendência crescente da dengue no estado de São Paulo.