Datafolha revela que aumentou a população com insegurança noturna
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indica que a sensação de insegurança ao caminhar pelas ruas à noite tem crescido muito entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 39% dos entrevistados reportam sentir muita insegurança, representando quase quatro em cada dez pessoas, enquanto 26% afirmam sentir um pouco de insegurança.
Dois terços dos brasileiros (65%) afirmam ter algum nível de preocupação ao transitar nas ruas durante a noite, um aumento de cinco pontos percentuais em comparação com o último levantamento realizado em setembro do ano passado. Além disso, observou-se uma diminuição na proporção de pessoas que se sentem “mais ou menos seguras”, passando de 26% para 21%.
O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas acima de 16 anos em todo o país, entre os dias 19 e 20 de março, revelando também uma preocupação crescente nas regiões metropolitanas, onde 52% dos moradores sentem-se muito inseguros, um aumento em relação aos 41% registrados há seis meses.
A pesquisa ainda aponta para uma disparidade na percepção de segurança entre grandes cidades e o interior, além de diferenças significativas entre homens e mulheres, com 45% das mulheres relatando se sentir muito inseguras à noite nas cidades, contra 33% dos homens.
Esse sentimento de insegurança também varia de acordo com a situação econômica individual e preferências políticas, mostrando menor preocupação entre aqueles cuja situação financeira melhorou e diferenças claras entre apoiadores do governo Lula e bolsonaristas.
Curiosamente, a percepção da segurança pública contrasta com estudos indicando uma redução da violência no país desde 2018, inclusive com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública reportando o menor número de mortes violentas em 12 anos. No estado de São Paulo, houve queda nos homicídios em 2023, embora os furtos tenham alcançado um recorde na série histórica.